Câmara de Parnamirim inicia o segundo módulo do Curso de Libras
Buscando promover a inclusão social de pessoas surdas no município e incentivar a acessibilidade no legislativo municipal, a Câmara Municipal de Parnamirim retomou as aulas do Curso de Libras Básico de Língua Brasileira de Sinais (Libras). Promovido pela Escola do Legislativo Professora Eva Lúcia, o curso ocorre todas as quintas-feiras, pela manhã.
O curso, ministrado pelos professores Walkiria Vidal e Rodrigo Guedes, está atualmente em seu segundo módulo, com uma carga horária de 30 horas semanais. A pedagoga Josilane Marques afirmou que "é uma imensa alegria continuar proporcionando educação em novas modalidades, além de continuar incentivando a inclusão".
A turma foi aberta para servidores e público externo, tendo como pré-requisito que a pessoa interessada tenha realizado o curso básico. A nova turma, que foi iniciada em 26 de setembro de 2024, tem um diferencial, é a primeira turma de Nível Intermediário ofertada na Casa.
Para Raphaela Rinaldi, servidora da casa e aluna do curso, a Língua Brasileira de Sinais é um dever social do cidadão. "Imagine não poder se comunicar. Você não tem oportunidades, não tem como falar que está com dor ou solicitar assistência. Você não tem acesso a serviços básicos. Então, é importante divulgar a existência do idioma para que todos possam aprender e incluir as pessoas surdas", declarou.