Câmara homenageou profissionais de enfermagem em Sessão Solene

por Cida Ramos publicado 24/05/2024 10h20, última modificação 08/10/2024 11h15

A Câmara de Parnamirim realizou, na noite da última quinta-feira (23), uma Sessão Solene em homenagem aos profissionais de enfermagem do município, que receberam a Comenda ao Mérito Ana Néri. O evento, de proposição do vereador Irani Guedes, ocorreu em alusão ao Dia da Enfermagem, no Plenário Dr. Mário Medeiros.

Na ocasião, o parlamentar agradeceu a atuação da categoria no município. “Diante dos homenageados e seus familiares, declaro que essa honraria é concedida pela luta, empenho, dedicação e amor ao próximo, que motivam esses profissionais em seus trabalhos”, declarou o vereador, pouco antes de contar um pouco de sua trajetória na saúde.

Além do vereador propositor, compuseram a mesa o presidente da Casa, vereador Wolney França, além do vereador Thiago Fernandes; a diretora de enfermagem da UPA de Nova Esperança, Ana Cristina; o coordenador do SindSaúde, Carlos Alexandre da Silva Pereira; o presidente do Sindicato dos Enfermeiros do RN, Luciano Gomes Cavalcante;

Relação de homenageados/as

• Giannini Cunha de Araújo

• Josineide Kristina da Silva
  • Izabelle Bezerra Costa
  • Ana Paula Gimenes de Lima
  • Thaís Sueyde Azevedo Alves
  • Humberto Batista da Silva
  • Ana Cristina Melo de Góis Nóbrega
  • Thiciane Nízia Lopes de Azevedo Lucena
  • Aurinês Bezerra Dantas
  • Sylvia Rodrigues de Oliveira
  • Edna Maria Martins Eugênio do Nascimento
  • Jansen Andrynne Santos Silva
  • Rita de Cassia Rodrigues da Silva Silveira
  • Edson Bezerra de Lima
  • Márcia Regina de Souza Amaral Fernandes
  • Alex Sandro de Macedo Lima
  • José Lenarte da Silva
  • Emanuela da Conceição Dantas Tavares Barreto de Paiva

Quem foi Ana Néri?

Ana Néri realizou trabalho voluntário em hospitais durante a Guerra do Paraguai, auxiliando na recuperação física de diversos soldados feridos em combate.
Após perder seu filho, Ana Néri não se deixou abater, e continuou atuando no cuidados aos soldados, o que a fez ser considerada “Mãe dos Brasileiros”. Precursora da Cruz Vermelha no país, Ana Néri foi homenageada com diversas medalhas, se tornando pioneira da enfermagem no Brasil, e referência de coragem e abnegação entre os brasileiros.